sábado, 3 de setembro de 2011

Voltei...


Depois de um tempinho sem passar por aqui, voltei...na correria dos dias, fiquei sem tempo para me dedicar ao meu blog, mas agora cá estou e prometo tentar não ficar tanto tempo sem postagem.
Bom, começaremos com a poesia do dia, ou da semana...rsrs!


"Sempre! "Ouça: respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver. Juro por Deus que, se houvesse um céu, uma pessoa que se sacrificou por covardia ia ser punida e iria para um inferno
qualquer. Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige"
Clarice Lispector



"Eu sou assim, quero tudo e quero agora! Uns chamam de mimada, mas eu prefiro decidida."

Clarice Lispector


Como gosto muito de Clarice Lispector, resolvi postar um pouco sobre a história dessa escritora brasileira,
nascida na Ucrania. Clarice Lispector começou a escrever logo que aprendeu a ler, na cidade do Recife, onde passou parte da infância no bairro de Boa Vista. Estudou no Ginásio Pernambucano de 1932 a 1934. Falava vários idiomas, entre eles o francês e inglês. Cresceu ouvindo no âmbito domiciliar o idioma materno, o iídiche.

Sua mãe morreu em 21 de setembro de 1930 (Clarice tinha apenas 9 anos), após vários anos sofrendo com as consequências da Sífilis, supostamente contraída por conta de um estupro sofrido durante a Guerra Civil Russa enquanto a família ainda estava na Ucrânia. Clarice sofreu com a morte da mãe, e muitos de seus textos refletem a culpa que a autora sentia e figuras de milagres que salvariam sua mãe.[2]

Quando tinha 15 anos seu pai decidiu se mudar para o Rio de Janeiro. Sua irmã Elisa conseguiu um emprego no ministério, por intervenção do então ministro Agamemnon Magalhães, enquanto seu pai teve dificuldades em achar uma oportunidade na capital. Clarice estudou em uma escola primária na Tijuca, até ir para o curso preparatório para a Faculdade de Direito. Foi aceita para a Escola de Direito na entãoUniversidade do Brasil em 1939. Se viu frustrada com muitas das teorias ensinadas no curso, e descobriu um escape: a literatura. Em 25 de maio de 1940, com apenas 19 anos, publicou seu primeiro conto "Triunfo" na Revista Pan.Clarice nasceu em 10 de dezembro de 1920 na Ucrania e falesceu no dia 9 de dezembro de 1977no Rio de Janeiro de um cancer no ovário .


Nenhum comentário:

Postar um comentário